ACQUABIOS
dicas / 08 Aug, 2019
O consumidor no centro da operação

Você está preparado? 

O omnichanel vem se posicionando como uma das mais importantes tendências no varejo. Para quem ainda não sabe do que se trata, é melhor ficar atento, pois a tendência surge para suprir uma necessidade do novo consumidor, afeito ao mundo online, mas ainda com muitos hábitos offline. O omnichanel surge para integrar esses mundos, fazendo com que as diferenças entre eles sejam sutis e praticamente imperceptíveis, mas sempre com foco na experiência do cliente.

Isso significa que o consumidor vai transitar livremente por redes sociais, sites, SACs e pontos de venda antes e depois de efetuar a compra; que cada um desses locais precisa comunicar com a mesma voz e eficácia para conquistar o cliente; e que não haverá distinção entre lojas virtuais e físicas, já que as compras podem ser feitas nos canais online, enquanto o contato com os produtos e o teste dos mesmos pode ser feito nos pontos de venda - comportamento que já ocorre desde a popularização dos smartphones e do acesso à internet.

Uso de dados para gerar informação

O uso de dados e de inteligência artificial também é uma tendência que vem com força. No caso das ofertas online, elas serão cada vez mais adequadas ao perfil dos clientes, e a segmentação e customização serão conceitos-chave para a assertividade nas vendas. Os robôs de atendimento e de ofertas também estarão em evidência e falando cada vez mais com clientes em potencial.

Outro fator para se levar em conta é a adesão a um CRM - Customer Relationship Management - ou seja, a uma ferramenta para gestão de clientes. Fazer essa gestão de maneira digital e escalável, com métodos e práticas simpáticas ao consumidor é a maneira mais sustentável para aumentar a fidelização da clientela.

Quando falamos em promover um produto ou serviço hoje, precisamos nos concentrar de maneira equivalente à qualidade desse produto e desses serviços, e também, à experiência do cliente – seja de compra, uso, interação ou relacionamento. Nesse sentido, os pontos de venda deverão ser pensados, cada vez mais, como “show rooms” e pontos de experiência onde o consumidor poderá desfrutar de estímulos sensoriais, bom atendimento e é claro, contato com os produtos. 

Quais dessas práticas você, como gestor, quer implantar no seu negócio ainda este ano?

 

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dicas / 04 Oct, 2019
Consumo consciente: o primeiro passo para preservar a natureza

Por que comprar, o que comprar e como comprar? Se você já se fez alguma dessas perguntas, não está só! Nossos hábitos de consumo tendem a ser cada vez mais observados, avaliados e questionados. Isso é fundamental para educarmos nosso comportamento, preservando a natureza e garantindo o futuro do planeta, além de economizarmos algum dinheiro.

 

A maneira como consumimos diz muito sobre a sociedade em que estamos inseridos e também sobre a economia que nos rege. Atualmente, somos influenciados ao consumo desenfreado e quase sem critérios de roupas, tecnologia e objetos com durabilidade cada vez menores. Isso gera uma altíssima quantidade de resíduos para o planeta, e todos nós pagamos essa conta.

 

É por isso que hoje, no dia do consumo consciente, vamos te ajudar a comprar melhor.

 

Por que comprar?

 

Compramos por muitas razões: porque precisamos de algum objeto para realizar uma tarefa, para sobrevivência, para nos sentirmos mais seguros. Mas também compramos para impressionar outras pessoas, para satisfazer nossos desejos e acalmarmos algum impulso ou porque pensamos que alguns objetos nos trarão felicidade.

 

O que comprar?

 

Sempre que for comprar alguma coisa, pergunte-se porque precisa dela. Você está comprando por impulso, porque essa coisa está na moda e você foi influenciado a desejá-la, ou porque ela tem alguma funcionalidade que você realmente precisa?

 

Pensar sobre o produto que você está prestes a adquirir é fundamental para não comprar a mais ou errado. Algumas vezes a vontade de ter algo supera o nosso discernimento e acabamos gastando com coisas que nem fazem o nosso estilo, que não servem para nosso corpo ou para o estilo de vida que levamos. Ficar atento a essas armadilhas de consumo melhora seu critério na hora das compras.

 

 

Como comprar?

 

Se há 20 anos alguém falasse que no futuro não precisaríamos sair de casa para comprar, provavelmente seria tratado como louco. Mas a verdade é que as tecnologias que estão a disposição de grande parte das pessoas hoje, permite que tenhamos acesso a quase qualquer coisa por meio de alguns cliques. Até mesmo alguns supermercados já oferecem a funcionalidade de comprar pelo site e receber as compras em casa. Mas será mesmo que essa é a melhor maneira de adquirirmos nossos pertences?

 

Ir até uma loja, manusear o produto, sentir cheiros, texturas e realizar provas antes de consumar a compra ainda é importante para fazermos as melhores escolhas, afinal, gastar dinheiro com algo que você nunca viu pode ser frustrante. Pesquisar preços e valores nunca esteve tão fácil, mas também pode te distrair e fazer com que você compre mais por impulso. O ideal é sempre ter em mãos uma lista dos itens que você precisa comprar, pesquisar os preços nas lojas virtuais, ir até as lojas físicas para provar ou testar os produtos em questão e só então efetuar a compra.

 

De quem comprar?

 

O transporte de mercadorias, bem como algumas atividades industriais são altamente poluentes, então, vale a pena parar para analisar de onde vem o que você compra. Quando for comprar alimentos, por exemplo, escolha pelos produtores mais próximos ao local onde você mora. Se eles trabalharem com produtos orgânicos, melhor ainda!

 

Ao comprar roupas e calçados, escolha itens de boa qualidade, pois o custo-benefício é maior. Aproveite seu smartphone e outros eletrônicos ao máximo antes de trocar por aparelhos novos. Afinal, se eles ainda funcionam perfeitamente, você não precisa de outros aparelhos só porque são lançamentos, né?!

 

Como usar?

 

Antigamente, as pessoas tinham o costume de aproveitar as coisas ao máximo antes de descartá-las. Recuperar essa memória e essa prática é fundamental para gerar menos lixo. Repensar a ideia de descartável é extremamente necessário, afinal, tudo o que a nossa sociedade produz fica nesse planeta e ele está em uma situação cada vez mais crítica. Cuide, reforme, reutilize e recicle. Faça sua parte para diminuir a geração de resíduos.

 

Como descartar?

Você descarta seu lixo corretamente ou apenas mistura tudo em um saco e depois leva para a rua? Respeitar a coleta seletiva é um pequeno passo, mas exige uma mudança de cultura enorme na maneira como você olha para o seu lixo. Essa mudança também é necessária para fazer o descarte de coisas que você não quer ou não precisa mais.

 

Doe, repasse ou venda roupas, sapatos e outros utensílios em bom estado mas que você não utiliza mais. Procure orientação na hora em que precisar descartar eletrônicos que estão com avarias, o responsável pela coleta na sua cidade vai saber passar a orientação correta.

 

Compre o necessário, reutilize o que for possível, recicle e descarte corretamente seus pertences. Consuma de maneira consciente e faça a sua parte para garantir a conservação do planeta.

 

 

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dicas / 19 Dec, 2019
A cor do ano da Pantone e sua influência na decoração

Anunciada recentemente, a cor tendência do ano da Pantone serve de inspiração para a criação de ambientes modernos com um toque sofisticado. Nomeada como “Blue Classic”, ou Pantone 19-4052, o tom, segundo a empresa responsável pela criação das tendências mundiais, inspira calma, confiança e conectividade.

Ao entrarmos em uma nova década, este azul resiliente aumenta nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, explica a Pantone. A cor simboliza a nova era, com a busca pelas conexões humanas e a empatia.

Identificada pela nossa psique como uma cor tranquila, a Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. Impactando sobre a concentração e trazendo uma claridade igual a um laser, nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Com estas ideias em mente, o uso da cor que é tendência para o ano na arquitetura e decoração funciona perfeitamente para criar espaços de reflexão e contemplação, levando harmonia para residências e espaços comerciais.

Além da sensação de tranquilidade transmitida pelo tom, o Blue Classic é, também, uma cor instigante e sofisticada. A cor transmite versatilidade e individualidade, pois permite ser retrabalhada por meio de texturas, acabamentos diversos e revestimentos brilhantes, sendo uma cor muito fácil de combinar.

Na decoração, pode ser utilizada em ambientes completos ou em detalhes especiais, funcionando para móveis ou objetos de decoração. Lembrando o céu noturno do entardecer, o azul atemporal não se torna enjoativo com o passar do tempo. Com o Blue Classic, a Pantone busca entregar ao mundo uma oportunidade de criação de ambientes multissensoriais ao transmitir elegância e harmonia.

 

 

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dicas / 25 Feb, 2020
Sete dicas de pós-venda para fidelizar clientes

Se engana quem pensa que chamar a atenção do consumidor pela primeira vez é a parte mais difícil da venda. Fidelizar os clientes é essencial para que seu negócio cresça e investir no pós-venda é o passo mais seguro para garantir o retorno do consumidor, além de transformá-lo em um defensor da sua empresa e divulgador do seu atendimento.

 Hoje, vamos te mostrar algumas ações que podem turbinar o pós-venda e trazer mais resultados para você e para seus clientes.

1- Conhecer o seu cliente é essencial para saber o que ele espera da sua empresa, dos produtos oferecidos por ela e do atendimento. Uma maneira eficaz de organizar esses dados é através de um software de CRM - customer relationship management - responsável pela automatização do contato com o cliente e criação de um histórico de relacionamento. Através do CRM você constrói um histórico do cliente: seus dados, informações relativas às compras, comunicação, situação financeira, entre outros.

2- Faça com que o cliente saia satisfeito de toda experiência de compra , para isso, ofereça um atendimento pós-venda excepcional. Agradecer a compra é o primeiro passo, mas perguntar se o atendimento foi satisfatório, atualizar o cliente sobre a hora de trocar o refil, explicar como o produto é instalado e oferecer outras informações é essencial para que ele confie no seu atendimento. Demonstrar que sua empresa se importa e valoriza o cliente e não somente as vendas, é parte fundamental para a fidelização do consumidor.

3- Ofereça vantagens nas compras futuras . Se sua empresa oferece algum benefício nas compras futuras, o cliente sente-se bem-vindo e pensará duas vezes antes de procurar a concorrência. Oferecer descontos futuros, bônus ou algum brinde realmente interessante fazem toda a diferença.

4- Seja solícito e ofereça serviços de manutenção e suporte eficientes e rápidos . Demorar para atender a uma urgência do consumidor após a compra de um produto é o passo mais certeiro para que o cliente nunca mais volte a negociar com você e ainda saia espalhando a incompetência do seu atendimento aos quatro ventos.

5- Disponibilize conteúdos que ofereçam informações relevantes ao seu público . Você pode investir em informativos e também em redes sociais, blogs ou e-mail marketing. Ofereça informações qualificadas, que complementem a experiência de compra, tirem dúvidas, informem sobre ações ou promoções da loja, mostrem como instalar ou utilizar corretamente um produto, entre outras.

6- Saiba quais são seus pontos fortes e onde precisa melhorar , para isso, invista em pesquisas de satisfação. Peça para que o cliente contribua com críticas e sugestões, analise os dados com honestidade e auto crítica e melhore o atendimento como um todo.

7- Saiba reconhecer o valor do timing e da abordagem certeira , ou seja, fale com seu cliente na hora certa e de maneira adequada. Tenha bom senso e não bombardeie o consumidor com informações ou perguntas. Foque na qualidade do atendimento e não na quantidade de produtos vendidos para fortalecer a relação entre sua empresa e seus clientes. Não tenha receio de oferecer um bom atendimento e lembre-se que os clientes satisfeitos são seus maiores divulgadores. Por isso, não economize na hora de oferecer serviços adicionais que informem e valorizem seu público, tanto na pré quanto na pós-venda.

 

 

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