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dicas / 23 Jul, 2020
Você conhece o estilo Navy?

O estilo Navy também chamado de Náutico está em alta no décor. Com origem na Califórnia e em casas próximas ao litoral, ele proprociona ao ambiente um toque marítmo para a decoração.

A palavra Navy, significa marinha, por isso as cores predominantes deste estilo são os tons dos vestuários das forças navais. No décor, esse estilo bem litorâneo, agora invade as casas urbanas. A temática diferenciada tem como principal característica as cores e objetos que remetem a vida marinha, trazendo ao ambiente muitas listras, azul marinho, branco, combinadas as cores neutras, como bege, nude ou palha que lembram areia e contribuem para que o ambiente não fique pesado em cores. Tons amadeirados e cestos compõem perfeitamente este estilo. No décor, cozinhas que seguem este estilo, ficam super contemporâneas com este contraste de cores. E em um ambiente moderno não podem faltar itens indispensáveis ao dia a dia, que garantam a saúde da sua família. O Purificador de Água Easy na cor branca, se encaixa perfeitamente neste cenário, sem destoar com os tons e com a proposta desta tendência.

Um boa dica para você começar a transformar o seu ambiente é iniciando aos poucos: no sofá com almofadas nas cores azul marinho e branco. Na parede com um quadro super moderno de gravuras com cartas marítimas. Tapetes de junco/palha e cestos para guardar revistas são super bem-vindos ao cenário. Seja em uma decoração mais clássica ou mais despojada o estilo Navy é uma tendência que transmite elegância e bom gosto.

Escrito por: Chaiane Panazzolo - Arquiteta

Veja algumas imagens para sua inspiração!

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Home bunch

 

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dicas / 21 May, 2021
Novo consumidor: sua empresa está preparada para conquistá-lo?

Constantemente, o modelo de consumo sofre mudanças, influenciado por diversos fatores externos. Desde o aumento do uso da internet, do acesso à informação e situações como a pandemia alteram o nosso jeito de ver o mundo e, claro, de comprar.

 

Conheça as principais características dos novos consumidores e saiba como conquistá-los:

• O novo consumidor conhece seus direitos, pois tem acervo e consultoria disponível através da internet;

•  Ele também está presente das redes sociais. Gerando conteúdo sobre os próprios hábitos de consumo, interagindo com as marcas e com outros consumidores;

• Se ele gosta da sua marca, loja, produto ou atendimento, pode gerar conteúdo para o seu negócio e pode atuar como “advogado” da sua empresa;

• Ele valoriza a boa comunicação e interage em diversos canais, inclusive simultaneamente;

• Ele tem interesse no posicionamento político, social, cultural e ambiental da empresa, para saber se há identificação ou não com os próprios interesses;

• “Experiência” é a palavra que melhor o define. Ele quer ter uma experiência de compra, de atendimento, de interação real e virtual.

 

Além desses aspectos, o novo consumidor mescla hábitos off-line e online. Ou seja, aquele velho hábito de pesquisar um mesmo produto ou serviço em diversas lojas antes de efetuar a compra agora está mais ágil, já que ele pode pesquisar em lojas físicas, em e-commerces, em redes sociais e em canais de reclamação.

Em suma, o novo consumidor tem mais poder, mais informação e deve ser tratado como um influenciador – a palavra do momento na internet. Por meio das redes sociais e das interações possíveis, pode avaliar, criticar, advogar, engajar e promover seu negócio.

E você, está preparado para se conectar com ele no mundo digital, criando uma experiência completa?

 

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dicas / 13 May, 2021
5 dicas práticas para aumentar suas vendas

Um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas, independente do segmento de mercado, é conseguir fidelizar os clientes. Em tempos de crise e recessão financeira, garantir as vendas e os lucros ao final do mês é desafiador.  

Nesse momento, entender como manter seu público e identificar as melhores estratégias para o seu negócio é ainda mais necessário. Hoje, preparamos 5 dicas práticas para você alavancar suas vendas, confira abaixo!

1 - Organize a recepção

Conquistar o cliente na chegada, fazendo com que ele se sinta acolhido, é essencial para o aumento nas suas vendas. Por isso, capriche na hora de recepcionar seus clientes, mantendo um padrão de atendimento e de organização da loja e garantindo uma experiência encantadora.

2 - Entenda o perfil do cliente

Muitas vezes, as pessoas entrarão na loja sem saber exatamente o que procuram ou com dúvidas sobre produtos semelhantes. Fique atento e procure entender a real necessidade do cliente, assim, a sua indicação será personalizada e transmitirá mais confiança. Caso o cliente já saiba qual o produto escolhido, seja flexível e perceba até onde as sugestões são bem-vindas.

3 - Capacite o time de vendedores

É essencial que seu time comercial tenha entendimento dos produtos ofertados na loja e de técnicas de venda. Entre em contato com fabricantes ou representantes e promova palestras e demonstrações de funcionamento dos produtos. Assim, você transformará seu staff em um verdadeiro time de especialistas!

4 - Realize promoções

Realizando de maneira organizada e estratégica, a promoção possui o poder de alavancar suas vendas! Avalie os produtos disponíveis e crie as regras de cada promoção, calculando e prevendo os lucros que seu negócio arrecadará. 

Mas lembre-se: promoção é uma estratégia pontual de atração de clientes. Para fidelizar sua base de clientes, invista em relacionamento. A fidelização implica em relacionamento de longo prazo, então, ações contínuas são necessárias para que você atinja seus objetivos.

5 - Invista em marketing digital 

Seja qual for o seu negócio, possuir presença digital é de suma importância para ampliar os pontos de contato entre a marca e seus consumidores, além de dar visibilidade ao seu negócio. Além disso, uma atuação online vai ao encontro da crescente demanda dos consumidores que buscam comprar do conforto de suas casas, a qualquer momento. O marketing digital é a ponte para chegar nos novos comportamentos de consumo, impulsionando os resultados do seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog para mais conteúdos sobre o mercado de varejo.

 

 

 

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dicas / 03 Jul, 2020
Conheça algumas técnicas de neuromarketing para melhorar a experiência do cliente na sua loja!

Se você já é um revendedor Acquabios ou está familiarizado com nossos canais de comunicação, já sabe que o neuromarketing oferece algumas estratégias certeiras na hora de pensar na identidade e no posicionamento da sua marca.

Hoje vamos falar sobre como essas estratégias podem ser utilizadas também nos pontos de venda e porque são eficazes para prender a atenção dos clientes, além de favorecer o processo da compra.

As pesquisas em neuromarketing têm como objetivo verificar quais estímulos levam os consumidores a preferirem um produto à outro e qual é a jornada de compra que esse consumidor percorre até que sua decisão seja tomada. Além disso, o neuromarketing oferece estratégias que melhoram a relação empresa - consumidor, já que permite que o mercado entenda melhor quais as necessidades e desejos de seus clientes em potencial.

Neuromarketing aplicado ao ponto de venda

Um dos estudos de neuromarketing focado em pontos de venda, concluiu que os consumidores tendem a optar por produtos que estejam no centro dos displays e prateleiras, já que é nesse ponto que o olhar se fixa por maior tempo. De acordo com os pesquisadores, os cinco segundos finais do processo de decisão são extremamente importantes para a escolha do produto, já que é nesse momento que ocorre o aumento do foco visual. O produto que é visto com destaque é lembrado e comprado. Nesse ponto, a organização dos produtos - e da loja como um todo - também é importante para que os consumidores efetuem a compra. Sabe-se que 70% das decisões de compra são tomadas nos pontos de venda. Uma loja bem organizada, com produtos disponíveis, preços a mostra e sem filas enormes tem maior chance de conquistar os clientes.

Outro estudo do neuromarketing aponta que gôndolas com aproximadamente 1,60m funcionam melhor, pois permitem que o cliente alcance todos os produtos com facilidade, além de proporcionar uma visão abrangente da loja. Para potencializar o uso dessas gôndolas, o lojista deve criar um caminho com elas, expondo os produtos mais procurados no fundo da loja. Essa técnica faz com que os clientes consigam visualizar onde os produtos estão, ao mesmo tempo em que os obriga a passear pela loja, aumentando a chance do consumidor encontrar - e comprar - outros produtos pelo caminho.

A iluminação dos ambientes também é vital para as vendas. Lojas bem iluminadas, que oferecem destaque para produtos específicos aumentam a atenção sobre eles. Esse efeito pode ser criado tanto com a mudança das lâmpadas utilizadas em um ponto específico da loja quanto com o ângulo de iluminação, por exemplo.

Por que o neuromarketing funciona?

Já sabemos que o cérebro humano é dividido, basicamente, em três partes: o cérebro reptiliano, responsável pelo funcionamento dos nossos órgãos e ativado por meio de emoções primitivas como medo, sede, fome e frio, entre outras. Também temos o chamado cérebro límbico, responsável pelo processamento e armazenamento de informações e emoções mais complexas, ativado pelos sentidos de tato, olfato, audição, paladar e visão. Por fim, temos o neocórtex, que é a parte do cérebro que controla nosso raciocínio e interações sociais, onde acontece a tomada de decisões.

Qualquer estímulo que recebemos ativa o cérebro reptiliano ou límbico - e isso acontece sem a nossa consciência. A partir desses estímulos, tomamos decisões e ficamos com a impressão de que agimos racionalmente sobre determinado fato ou produto.

Só que, se as emoções e as memórias têm o poder de nos fazer gostar mais ou menos de situações, pessoas ou coisas, isso significa que podemos tomar decisões apenas baseados nas emoções que sentimos - mesmo que de maneira inconsciente - ou seja, as decisões que tomamos, inclusive relacionadas a compras de produtos, podem ser manipulações eficientes de nossos sentidos.

Você já utiliza algumas dessas estratégias no seu ponto de venda? Continue acompanhando nossos canais de comunicação para saber dessa e de outras dicas que podem potencializar suas vendas.

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dicas / 08 Aug, 2019
O consumidor no centro da operação

Você está preparado? 

O omnichanel vem se posicionando como uma das mais importantes tendências no varejo. Para quem ainda não sabe do que se trata, é melhor ficar atento, pois a tendência surge para suprir uma necessidade do novo consumidor, afeito ao mundo online, mas ainda com muitos hábitos offline. O omnichanel surge para integrar esses mundos, fazendo com que as diferenças entre eles sejam sutis e praticamente imperceptíveis, mas sempre com foco na experiência do cliente.

Isso significa que o consumidor vai transitar livremente por redes sociais, sites, SACs e pontos de venda antes e depois de efetuar a compra; que cada um desses locais precisa comunicar com a mesma voz e eficácia para conquistar o cliente; e que não haverá distinção entre lojas virtuais e físicas, já que as compras podem ser feitas nos canais online, enquanto o contato com os produtos e o teste dos mesmos pode ser feito nos pontos de venda - comportamento que já ocorre desde a popularização dos smartphones e do acesso à internet.

Uso de dados para gerar informação

O uso de dados e de inteligência artificial também é uma tendência que vem com força. No caso das ofertas online, elas serão cada vez mais adequadas ao perfil dos clientes, e a segmentação e customização serão conceitos-chave para a assertividade nas vendas. Os robôs de atendimento e de ofertas também estarão em evidência e falando cada vez mais com clientes em potencial.

Outro fator para se levar em conta é a adesão a um CRM - Customer Relationship Management - ou seja, a uma ferramenta para gestão de clientes. Fazer essa gestão de maneira digital e escalável, com métodos e práticas simpáticas ao consumidor é a maneira mais sustentável para aumentar a fidelização da clientela.

Quando falamos em promover um produto ou serviço hoje, precisamos nos concentrar de maneira equivalente à qualidade desse produto e desses serviços, e também, à experiência do cliente – seja de compra, uso, interação ou relacionamento. Nesse sentido, os pontos de venda deverão ser pensados, cada vez mais, como “show rooms” e pontos de experiência onde o consumidor poderá desfrutar de estímulos sensoriais, bom atendimento e é claro, contato com os produtos. 

Quais dessas práticas você, como gestor, quer implantar no seu negócio ainda este ano?

 

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