ACQUABIOS
28 Jun, 2019
Conheça os riscos causados pelo excesso de cloro na água

Se você conhece um pouco sobre o processo de limpeza da água nas estações de tratamento, sabe que o cloro é um dos elementos químicos presentes. Mas você já se perguntou o que o excesso na ingestão desse mineral pode causar ao ser organismo?

Vantagens

A cloração, ou seja, a adição de cloro à água, é utilizada em larga escala para evitar a proliferação de vírus, bactérias e protozoários. O cloro é um mineral bastante eficaz para tornar a água potável, retirando suas impurezas. Além disso, o elemento tem boa eficiência bacteriológica, já que é capaz de matar e de impedir a multiplicação de microrganismos. 

O mineral também é eficaz em desinfetar a água e é um dos principais responsáveis pelo controle e erradicação (em boa parte do planeta) de doenças como febre tifoide, disenteria e cólera. De acordo com a revista Scientific American, alguns defensores da cloração (como a American Water Works Association, grupo que representa as empresas de água nos EUA), consideram esse processo como uma das maiores conquistas da história da saúde pública.  

Desvantagens

A principal desvantagem da cloração é a capacidade de o cloro interagir com compostos orgânicos presentes em canos, tubulações e reservatórios de água, pois o produto desse contato são os trihalometanos (THMs) que, quando ingeridos, podem estimular a proliferação de radicais livres capazes de destruir ou danificar células do corpo humano. Essa exposição ainda poderia gerar problemas nas artérias devido ao aumento do colesterol LDL, problemas respiratórios, de pele e até mesmo alguns tipos de cânceres, como no rim e na bexiga.

Os especialistas também apontam para a suspeita de bronquite e asma. De acordo com o biólogo Valdir Natal Rochinheski, especialista em Ciências do Meio Ambiente, um estudo publicado no American Journal, diz que a inalação de vapores com cloro - como a água do banho quente - pode provocar estes problemas, além do ressecamento dos cabelos e da pele, provocando eczemas.

Como aproveitar as vantagens e reduzir os riscos?        

A utilização de purificadores de água e de filtros aparece como consenso entre os pesquisadores. Segundo ambos os artigos, o uso de elementos filtrantes de qualidade pode eliminar ou reduzir drasticamente o excesso de cloro, descartando os efeitos nocivos e preservando a qualidade da água. Outro ponto importante destacado pelos artigos é o uso de filtros nos chuveiros e nas lavadoras de roupa, já que nesses pontos, a água também entra em contato, diretamente e indiretamente, com grande parte da nossa pele.

Acesse o menu produtos e conheça a linha de purificadores e filtros Acquabios.