ACQUABIOS
14 Mar, 2019
Por que devo usar filtro purificador?

Se você já precisou comprar ou está pensando em comprar um filtro purificador de água, algumas dúvidas, sobre como fazer essa escolha são muito comuns. Por isso, nós da Acquabios, queremos te ajudar. Hoje vamos abordar alguns pontos importantes para que você escolha o filtro purificador perfeito para você e sua família, preservando a saúde e a qualidade de vida de todos.

Sabemos que é fundamental para a nossa saúde, bem-estar e sobrevivência, mantermos o corpo hidratado. Mas de nada adianta transformarmos essa necessidade do corpo humano em hábito, se a qualidade da água utilizada for duvidosa. 

Atualmente, as Estações de tratamento de Água são as responsáveis pela parte mais trabalhosa na purificação da água, mas mesmo com todos os tratamentos e cuidados adequados, a água que chega à nossa casa percorre um longo caminho, passando por tubulações e trazendo consigo todos os depósitos contidos nela. Por isso, antes mesmo de chegar em nossa caixa d`água ela já pode estar imprópria para o consumo, seja por concentração de partículas de sujeira (resíduos) e/ou pelo excesso de produtos de tratamento, além de gosto ruim e turbidez.

Para evitar o consumo de água potável imprópria para uso, há que se ter alguns cuidados básicos, como por exemplo a limpeza regular da caixa d’água - recomendada a cada 6 meses e lembrar de sempre manter a caixa d’água bem fechada!

Ainda assim, isso não basta para garantir que a água da sua casa esteja apropriada para consumo, ela ainda precisa passar por um processo de filtração/purificação*.

Consumindo água de qualidade todos os dias

A busca por água potável, principalmente nas grandes cidades, fez com que o consumo de água mineral se tornasse um hábito. A comercialização de galões de água figurava como uma garantia da qualidade desse recurso. No entanto, com o crescimento das discussões sobre o meio ambiente, fomos percebendo que além de não termos a garantia de que o envasamento, transporte e manuseio dos galões seja feito em condições seguras de higiene, ainda precisamos lidar com a baixa sustentabilidade no consumo de água em galões, já que o plástico utilizado como reservatório não é biodegradável e contribui para o alto volume de poluição no planeta.

 E como consumir água de maneira sustentável? 

É nesse contexto que a utilização de filtros purificadores de água surge como a alternativa mais viável e menos poluidora, já que não gera tantos resíduos como os galões. Hoje em dia, o mercado oferece uma ampla gama de filtros, que podem ser instalados nos pontos de uso, como pias, bancadas, bebedouros e máquinas de café; nos pontos de entrada, logo após o hidrômetro ou antes da caixa d’àgua; nas torneiras, em versões de bancada ou parede; e até mesmo nas máquinas de lavar roupas, contribuindo para o aumento da vida útil do equipamento. Outra alternativa bastante viável é a utilização de filtros multiuso, com refis que podem ser utilizados para uso direto ou para reposição em equipamentos, instalados diretamente nos pontos de consumo.

Como você pode perceber, os filtros disponíveis podem ser instalados em diferentes locais da sua casa, gerando uma cadeia de barreiras de filtragem que garantem a qualidade da água consumida em sua residência. Mas para que os filtros funcionem corretamente há que se fazer a troca do refil que é recomendada a cada 6 meses, dependendo do modelo escolhido e das condições de abastecimento, climáticas e de solo características de cada região.

Importante ressaltar que o desabastecimento da rede pública, ao retornar à normalidade traz muitos resíduos, o mesmo ocorre em períodos de enchentes. Estes acontecimentos contribuem para que a água que chega a residência sature os refis dos equipamentos muito antes do seu prazo estimado. Isso pode ser amenizado pelo uso de filtros antes da entrada da água na caixa d’água, desta forma a eficiência e a durabilidade dos refis de filtração do equipamento terão vida útil mais longa! 

Acesse nossos produtos e conheça toda a linha Acquabios. 

*Filtrar é retirar os resíduos, purificar é reduzir os níveis de cloro, sais, metais pesados, odores e turbidez.